Versões 2.60 e 2.61 – Unicode

Conforme foi prometido, estas versões tiveram um ciclo de desenvolvimento mais rápido que o habitual. Tão mais rápido, que não conseguimos publicar a lista de alterações da 2.60 e tivemos que fazer isto junto com a 2.61. Basicamente por dois motivos: existiam novos recursos sendo aguardados por clientes, que são o controle de áreas de recreação e novo controle de fidelidade em telentrega e o outro motivo é que desde o final da última versão já estávamos convertendo o sistema para o novo Delphi 2010. Isto fazia parte de nossos planos para nos mantermos sempre atualizados utilizando o que nossa ferramenta de desenvolvimento pode oferecer de melhor e mais atual. Mas tinha um detalhe importante: o unicode. Unicode nada mais é que todas as letras dos campos do tipo String não são mais formadas por apenas um caractere, mas por dois. Isto serve para suportar idiomas como chinês e russo. No nosso caso, não serve pra nada já que não exportamos nosso software, mas era necessário que adaptássemos todo código fonte. Esta conversão foi muito trabalhosa, como nunca havia acontecido em atualizações anteriores e deixou o sistema instável como a muitos anos não acontecia. Além disto, quando você trabalha com uma ferramenta tão completa e complexa quanto o Delphi versão 2010 no ano de 2010, você acaba enfrentando todos os problemas de uma versão nova, como recursos que estavam funcionando e pararam de funcionar, componentes de terceiros que não estavam plenamente testados e rotinas que tiveram que ser praticamente re-escritas como a assinatura digital. Passado este período de turbulência, as versões já estão estabilizadas e já estamos trabalhando em novos recursos.

Confira a lista com todas alterações:

Atualizador automático de registros   Todos os módulos

  • Corrigido erro que causava um efeito estranho quando vários registros em determinadas tabelas eram alterados em outras estações, o sistema quando reabria as tabelas automaticamente para trazer as alterações feitas em outros computadores, as vezes posicionava o cursor em outro registro.

Delphi 2010   Todos os módulos

  • Atualizada a versão do compilador da versão 2007 para a Delphi 2010.

Desativação do controle de contas de usuário no Windows Vista e 7 (UAC)   Todos os módulos

  • Desativação automática do controle de contas de usuários (UAC) no Windows 7 e no Vista não estavam funcionando corretamente.

Eliminadas mensagens de erro ao finalizar módulos   Todos os módulos

  • Corrigidos diversos erros que ocorriam quando um módulo era finalizado abruptamente, como por falta de conexão de rede ou banco de dados.

Erro ao perder conexão de rede   Todos os módulos

  • Corrigido erro (mensagem em inglês) quando o sistema era encerrado por causa de falta queda de conexão de rede. Ficava preso e ocupando 100% da CPU.

Firebird 2.1 x Firebird 2.5   Todos os módulos

  • Firebird 2.1 continua sendo a versão oficial do suportada pelo BitBar. A versão 2.5 do Firebird não foi lançada ainda, porém já estamos utilizando em ambientes de teste desde o ano passado.

Instalador   Todos os módulos

  • O instalador do servidor não estava instalando o Firebird automaticamente.
  • Algumas dlls não mais necessárias foram removidas e outras acrescentadas.

Nome do computador   Todos os módulos

  • Rotina para pegar nome do computador não estva funcionando em alguns micros com pc-expanion ou thin-clients.

Assistente de configuração do PAF  Admin

  • O usuário não estava podendo ser cadastrado em bases novas, inviabilizando a instalação.

Cadastro de bairros  Admin

  • Não tinha os campos Cidade e Taxa.

Cadastro de grupos de produtos  Admin

  • Eliminados campos de tempo que não eram mais utilizados e criado o campo para definir os pontos de cada grupo.

Cadastro de produtos  Admin

  • Copiar e colar não estava funcionando adequadamente em cadastro de produtos e estava perdendo o foco do aplicativo.
  • Corrigido problema que mostrava em branco o status do produto quando a janela do cadastro de produtos era aberta (ativado/desativado)

Cadastro de tipos de pagamento  Admin

  • Tipos de pagamento dinheiro e cheque podiam ser excluídos.

Conta corrente  Admin

  • Quitar débitos pode ser escolhida uma data específica para a quitação
  • Quitar débitos de diversos pagamentos apareciam erroneamente os dependentes
  • Quando entra na janela, automaticamente todos clientes de conta corrente aparecem filtrados
  • Quando grava está mostrando uma barra de progresso

Envio de arquivos para a BitBar  Admin

  • Foi adicionado ao menu do Admin para facilitar o envio de arquivos por pessoas que não tinham acesso ao Config. Pode e deve ser utilizado como cópia de segurança também.

Lista avançada de produtos  Admin

  • Melhorados alguns efeitos de interface e corrigido pequeno efeito visual em impressoras.

Manutenção do cadastro de clientes  Admin

  • Corrigidos diversos problemas e incluídos novos recursos na manutenção do cadastro de clientes.

Períodos  Admin

  • A busca da previsão do tempo via internet não estava funcionando adequadamente em alguns momentos.

Relatórios de contas correntes   Admin

  • Não exibia cabeçalho com o período escolhido tanto no sintético como no analítico

Relatório de pânico  Admin

  • Colocado uma barra de progresso no relatório de Pânico

Relatório de venda diária  Admin

  • Total de pesagens estava distorcido por falta de espaço

Venda parcial  Admin

  • Se não existir distinção entre masculinos e femininos, mostra somente pessoas

Acerto de promotores  Admin, Control

  • Foi colocado quando um indicador de processo quando avançava na janela de acerto. Sem isto parecia que o sistema tinha travado.
  • Melhorado o layout de impressão do comprovante de acerto

Controle kids  Admin, Control

  • Foi criado um controle para áreas de recreação dentro de restaurantes, com cadastros de crianças e pais, controle de entrada e saída inclusive com controle de cobrança, se necessário.
  • Criado relatório de acompanhamento de desempenho dos kids.

Cortesias  Admin, Control

  • Sempre que um usuário concede qualquer tipo de cortesia, o sistema gera um log no histórico dos cartões/mesas.

Planilha de fechamento  Admin, Control

  • Corrigido problema de fechamento que apresentava a mensagem em inglês.
  • Horário de abertura de caixa não estava mais sendo gravado deste a extinção da janela de fundo de caixa.
  • Mostradas as abas de despesas e contas correntes para o operador no Control. Gerava muita dúvida ao operador quanto aos lançamentos que ele havia efetuado.
  • Relatório de fechamento de operadores via impressora jato de tinta não estava pegando a data corretamente via planilha de fechamento.
  • Estva mostrando clientes da tele como CC mesmo quando eles pagaram em dinheiro. Não influenciava no valor do fechamento.
  • Criada a opção de “desjuntar” operadores. Disponível somente para operadores abertos e no período atual.

Busca  Bank

  • Estava gerando as consultas, mas em alguns casos não conseguia imprimir estas consultas.
  • Busca após executar o foco cai automaticamente no gride e quando tecla ESC volta para seleção

Cadastro do demonstrativo de resultados  Bank

  • Cadastro de demonstrativo de resultados apresentado erro quando abria, impedindo seu funcionamento.

Importação  Bank

  • Corrigido de importação no bank (unsuported feature)

Configurações  Config

  • + Fidelidade e pontos para resgatar
  • + Configurações do Servidor de banco de dados da Kopp
  • + Não imprimir taxa de entrega na tele na ecf
  • + Opção de exige senha para retirar serviço. Padrão verdadeiro. Existem cliente que não querem senha para retirar o serviço, especificamente. Quanto à produtos, o uso é obrigatório para quem não tem permissão.
  • + Preenchimento automático para os atalhos dos palms de acordo com os produtos mais vendidos.

Sintegra  Config

  • Colocado o cep via internet no cadastro dos dados cadastrais do contribuinte.

Balcão  Control

  • Serviço em venda de balcão não estava funcionando adequadamente sob algumas circunstâncias
  • Venda com valor zero cancelava cupom anterior em impressoras bematech.

Cancelamento  Control

  • Cancelamento de servico não estava imprimindo mesmo que uma impressora fosse definida.
  • Retirada mensagem de erro sem efeito no cancelamento de serviço, quando a impressora estava definida para << não imprimir >>

Cartões  Control

  • Simulador coletores / checkout foi padronizado para avançar e fazer pagamento e tecla F12 e para voltar ESC. Antes era um pouco confuso em razão do F12 avançar para tela de checkout e se pressionado novamente ele voltava para a tela de simulador. Os usuários antigos tem se adaptado rapidamente e os novos mais rápido ainda.
  • Conferência de mesas em cartões estava imprimindo uma linha separadora sem necessidade quando nenhum cartão tinha nome definido.

Checkin  Control

  • Corrigidos diversos pequenos problemas de foco
  • Criada forma de “adivinhar” qual o sexo do cliente durante o cadastro, evitando erros e aumentando a velocidade

Comandas  Control

  • Recolocada hora em destaque nas comandas (fonte maior e negrito)
  • Melhorada as quebras de palavras e linhas
  • Quando um produto tinha mais de uma impressora definida, as impressões após a primeira impressora ficavam com quebra de linhas diferentes.

Conferência de cartões  Control

  • Corrigido o erro de transação na janela de conferência de cartões que fechava o Control quando dois ou mais usuários estavam conferindo cartões ao mesmo tempo.

Conferência de mesas  Control

  • Descrição de serviço em conferências de mesas não aparecem mais como acréscimo e sim como estão definidas no Config. No fechamento das contas elas continuam aparecendo como acréscimo.
  • Imprime não imprime mais somente com 14 espaços. Se tem mais que 14 duas linhas são utilizadas fazendo ficar parecido com o formato das impressoras fiscais, porém muito mais legível.

Cortesias  Control

  • Em mesas no mantém a mesa aberta, coloca a cortesia e volta para a mesa. Antes, o sistema esta fechando a janela da mesa, dificultando a operação.

Identificação do clientes  Control

  • Corrigido problema de identificação de clientes nas impressoras Daruma e Bematech.
  • Trocado o nome do formulário de tfrmPagamentoDivide para TfrmPagamentoIdentifica e modificado o lay-out.

Impressão de Recibos / Contra-vales / Tickets de pagamento / Conferências de mesas  Control

  • Estas impressões são desviadas automaticamente para uma impressora não fiscal caso um ECF esteja estragado e inoperante.

Impressões pendentes e impressoras não cadastradas  Control

Impressora Fiscal  Control

  • Resolvido problema com identificação de clientes nas impressoras Bematech e Daruma
  • Resolvido problema com perda do último caractere em campos string com número impar.
  • - removido – function TFiscal.TotalPagamentos: Boolean;
  • - removido – function TFiscal.VerificaImpressoraLigada: Boolean;

Mesas  Control

  • Estava bloqueando a mesa e não estava liberando após fechar a janela

PAF  Control

  • Nome do caixa foi incluído na tabela do PAF_ECF para melhor identificação de onde fica cada impressora.
  • Relatório de Mesas Abertas no Menu Fiscal estava dentro da classe ufiscal e acabava gerando erro sob determinadas circustâncias.
  • Corrigido problema de fechamento de cartão sem consumo.

Pagamentos  Control

  • Imprimessão de recibo de pagamento nos pagamentos de conta corrente. Opção para duas vias.
  • Quando o último pagamento é conta corrente a janela com o saldo não é apagada para o usuário poder visualizar a situação do cliente.
  • Corrigido problema que apresentava em algumas situações quando os produtos tinham descrição maior que 29 caracteres.
  • Se impressora fiscal está estragada, o contra-vale tem que sai em impressora não fiscal.

Telentrega  Control

  • Digitação de CEP via internet não estava separando corretamente o endereço, número e complemento e também não estava funcionando em algumas circustâncias.
  • Melhorada a forma de entrar com um pedido. Ficou mais intuituivo, sem a necessidade de clicar no cliente após escolhe-lo para avançar. Agora o sistema ‘entende’ quando o usuário que avançar e quando ele quer continuar pesquisando. Além disto as teclas de navegação (para cima/baixo) funcionam sem a necessidade do gride de clientes estar selecionado.
  • Quando teclava em ESC a tele não estava voltando para o lugar correto.
  • O telefone não estava formatado corretamente (bem em cima, ao lado do nome)
  • Corrigido problema de liberação de tele quando o nome do cliente era maior que 30 caracteres
  • Corrigido erro de transação durante a liberação múltipla de telentregas
  • Comandas estavam saindo em ordem de código ao invés de ordem de digitação
  • Não estava deixando reimprimir
  • Corrigido um problema no cancelamento de produtos em tele (situação ocorrida na Churrascaria Meu Cantinho)
  • Reimpressão de teles não estava funcionando devido a um novo recurso que não funcionou como foi idealizado. Voltou a funcionar da maneira tradicional
  • Impressão de endereco quebrava errado em impressoras matriciais
  • Comanda de tele (via do motoboy) pela impressora fiscal ficava com obs de produto quebrando errado
  • Criado campo buscar, que quando marcado isenta a taxa de entrega do cliente somente para a tele atual, mantendo a taxa original cadastrada. Também destaca que o cliente vem buscar nas comandas
  • Reintroduzido o controle de fidelidade através de pontuação. Os pontos podem ser cadastrados no grupos de produtos
  • Num pedido de cliente novo era mostrava o número da tele anterior. Agora não mostrar nada.
  • Tele fidelidade, quando a consulta tem mais de 30 minutos não mostrava os os dados.

Transferências de produtos  Control

  • Transferência de produtos entre mesas agora volta para a mesa original para continuar transferindo. Antes ia para mesa destino e ficava lá.

Comandas  Control, Monitor

  • Criada conversão automática para produtos que são por hora. Ex: para comandar 20 minutos de um produto do tipo hora, basta colocar 0:20 na quantidade e o sistema se encarregará de fazer o cálculo e lançar 0,3333.
  • Melhorada e quebra de palavras na impressão de comandas e aproveitado melhor o espaço de
  • Corrigido o erro de perda de formatação, que só aparecia quando uma comanda tinha que ser impressa em mais de um local de produção.

Monitor  Control, Monitor

  • Monitor estava roubando o foco em quando outras janelas estavam abertas, independente se havia balança ou não.

Touchscreen  Control, Monitor

  • Grupos de touch no balcão estavam diferentes das mesas/cartões
  • Criado um grupo de touchscreen chamado de ‘Indefinidos’ para produtos que não tem grupo de touch definido ou que tiveram seu grupo excluído. Se todos os produtos estão cadastrados corretamente este grupo não é exibido nas telas de touchscreen
  • Corrigido erro de violação de acesso quando fechava a janela de comandas via touchscreen de mesas
  • Corrigido problema de foco do cursor no Monitor e no Touch
  • Comanda de mesas via touch estava exigindo cartão erroneamente

Monitor de Impressões pendentes  Control, Monitor, Receive

  • Criado um monitor de impressoras não cadastradas e impressões pendentes que fica apresentando via balões de avisos (balloon hints) quando existem documentos presos em impressoras de comandas ou quando não existe uma impressora cadastrada.
  • Não é mais mostrada a mensagem avisando que existem impressoras não cadastradas e necessárias na estação. Esta mensagem também é exibida junto com as impressões pendentes
  • Este recurso que tem sido bastante elogiado pelos usuários e já ajudou e detectar muitos problemas de forma muito rápida.

Impressão de recibo de pago  Control, Receive

  • Impressão do recibo de pago é disparada somente para tipos de venda por cartão de consumação.

Query Builder  Events

  • Configuração de remetente exclusivo para envio de mala direta
  • Clientes eliminados manualmente (via tesourinha) no query builder estavam aparecendo em etiquetas.

Atualização de dados  Monitor

  • Monitor não pegava atendentes e produtos novos, cadastrados depois de teclar ctrl-alt-A (atualizar)

Extrato  Receive

  • Criado extrato html para Android

Integração Kopp  Receive

  • Criada a nova integração com o novo sistema da Kopp via banco de dados

Palms  Receive

  • Não aparecia LEVAR quando era comandado em uma mesa de viagem
  • Mesas estavam abrindo sem serviço por padrão
  • Acentos não estavam funcionando a partir da 2.59
  • Estava permitindo enviar pedidos para mesas em pagamento, em comandas por mesas

Assistente de compras  Supply

  • Foi melhorada a interface e funcionalidade

Entradas  Supply

  • Nf de entrada quando alterava perdia o valor total correto em algumas circustâncias específicas.
  • Ao alterar uma conta num nf de entrada não estava propagando a alteração para o financeiro

Ficha Técnica  Supply

  • Subprodutos não estavam considerando rendimento em fichas técnicas.

Integração Caracol  Supply

  • Janela tipo assistente, com tela para escolher o tipo de importação, colocar tela de conclusão dizendo o que vai fazer e só faz a importação após clicar no botão Importar
  • Não delteta mais os itens e produtos antes de importar
  • Melhorada a velocidade
  • Melhorada a janela mostrando mais informações durante o processo
  • Integrada a a codificação entre fábrica e loja

Ordens de Compra  Supply

  • Envio de e-mail com ordem de compra anexada em pdf diretamente para e-mail do fornecedor de dentro do cadastro de OCs

Relatório de entradas por itens  Supply

  • Passou a exibir também o valor unitário

Relatório de saídas por itens  Supply

  • Corrigido erro no totalizador

Escreva um comentário

Você deve estar registrado para enviar um comentário.