Versão 2.59 – Feliz Aniversário

A primeira versão pós-PAF, ficou marcada por uma grande quantidade de pequenas melhorias e correções. Muitas destas correções foram necessárias devido ao grande tempo dispendido na criação do PAF, sem poder instalar nos clientes em forma de versões de teste. Isto criou um problema, pois após termos o software homologado, não poderíamos alterar a versão do PAF sem comunicar o fisco. O efeito colateral é que se algo é alterado, no checkin por exemplo, mesmo nada tendo em haver com o PAF, o fisco deve ser informado porque o código está no mesmo arquivo executável. Isto acaba tirando a velocidade do desenvolvimento e distribuição dos novos recursos. Estamos aprendendo as melhores técnicas para evitar isto e acredito que esta questão ainda será revisada nas próximas alterações na legislação. Mesmo porque, algumas vezes não temos escolha, como foi o caso de dois “bugs” descobertos pelo setor de desenvolvimento da BitBar, em duas bibliotecas de impressoras fiscais: um na impressora Daruma e outro na Bematech. Em ambos os casos houve alterações no BitBar, para contornar problemas de terceiros e deixar o sistema funcionando. Em tempo: os problemas já foram solucionados pelos fabricantes.

Felizmente desta vez como não existiu processo de certificação, pudemos colocar versões beta em vários clientes e fazer o lançamento com tranquilidade. Inclusive esta versão está tão estável que já encerramos seu cliclo de desenvolvimento e já estamos trabalhando na próxima, que não deve demorar muito para ser lançada, já que ela trará alguns recursos novos e existem clientes anciosos por eles.

Aproveito também para parabenizar a DaDo Bier, pelos seus 15 anos de atividades. A BitBar tem sido parceira fiel desde o início e se não fosse pela DaDo Bier, com seu empreendedorismo, com suas necessidades específicas e sempre urgentes, sua vocação para a novidade e inovação e sua coragem em tomada de decisões, a BitBar nem sequer existiria. Portanto, quando a Dado festeja, nós festejamos também, com muito orgulho. Um brinde da à Dado Bier. Prosit!

Segue a lista completa de alterações:

Emails automáticos   Todos os módulos

  • Os emails automáticos são enviados através de uma conta do gmail. Cada vez que a Google muda a forma de enviar, o sistema fica sem poder enviar os emails. A BitBar corrige isto rapidamente, mas sempre acaba gerando algum tipo de transtorno para os usuários que estão acostumados a este recurso. Para evitar que isto aconteça, sugerimos utilizar contas próprias de email, que estão menos sujeitas a este tipo de situação.

Exportação de dados   Todos os módulos

  • Exportação direta para Excel e Open Office via tabela que gera o relatório. Isto facilita muito o manuseio de dados via planilhas, desconsiderando totalmente a formatação de dados. Os primeiros relatórios foram Venda Diária e Venda de Produtos. Depois de um período de ajustes para ver o novo recurso teve aprovação por parte dos usuários que solicitaram, ele será extendido a todos os relatórios.

Firebird 2.5   Todos os módulos

  • Acrescentado suporte à nova versão do banco de dados Firebird. Versões anteriores do FireBird só rodarão até a versão 2.59 do BitBar. Da versão 2.60 em diante, somente o Firebird 2.5.

Impressões de comandas   Todos os módulos

  • Revisadas todas as impressões, para utilizar uma classe padrão. Isto serve para facilitar a manutenção do código no futuro.
  • Colocada data e hora e o nome BitBar em todas as impressões em fonte normal e discreta.

Manutenção do código   Todos os módulos

  • Retiradas as janelas obsoletas de redirecionamento de setores (atualmente está no assistente de configurações do Control)
  • Modificada a forma de definir competência (mudança somente interna, sem efeitos visuais)
  • Alterada a estrutura da tabela de “Novos”. A maioria dos campos passou a integrar a tabela IBIni, que nos últimos anos tornou-se padrão para guardar configurações e parametrizações.
  • Todos os campos “Telefone” em todas as tabelas foram substituídos e passaram a utilizar o nosso componente chamado GrideFone, onde o usuário pode ter até oito telefones com múltiplos DDDs. Muito fácil e intuitivo de utilizar.
  • Retiradas dlls não mais necessárias.

Quick x Fast   Todos os módulos

  • Eliminados completamente os relatórios escritos com a ferramente QuickReport. Todos os relatórios do sistema foram convertidos para o moderno FastReport

Conta corrente  Admin

  • Corrigido erro ao quitar várias contas em sequência

Estacionamento  Admin

  • Alguns arquivos temporários da integração com estacionamento não estavam sendo deletados e ficavam nos diretórios como “sujeira”

Fechamento  Admin

  • Criada uma rotina para re-envio os arquivos de fechamento. Muitas vezes um período era fechado e a internet não estava conectada. Para enviar os arquivos novamente era necessário forçar a re-abertura do período e re-fechar. Isto gerava muito suporte. Esta opção pode ser acessada através do Admin em Arquivos / Períodos / Envia arquivos de fechamento.
  • Exportação prara o cigam continha algumas contas fixas que passaram a ser configuráveis.

Períodos  Admin

  • Abertura não permitia abrir um período com um evento com consumo automático de um produto ativo somente para seg/sex ou sab/dom/fer.
  • Cadastro de período, quando abria o periodo o gride da faixa de eventos/cartões piscava muito, gerando um efeito desagradável.
  • Troca de períodos não trocava valores lançados diretamente pelo Control sob algumas circusntâncias específicas.

Planilha de Fechamento  Admin

  • Não estava imprimindo os valores de contra-vale emitidos no relatório em 40 colunas
  • Colocado os ingressos/taxas em separado, assim como os serviços já estavam seprados.

Relatório conta à conta  Admin

  • Foi acresentada a possibilidade de escolher período.
  • Na seleção da data do relatório, foi acrescentada a possibilidade de digitar a data e não somente escolher.
  • Mostrando número do cartão / mesa / tele / balcão / drive de forma mais clara e retirado o evento de cada tipo de conta.

Relatório de Cortesias  Admin

  • Não totalizava o valor pago.
  • Foi repetido o cabeçalho a cada quebra de data para facilitar o entendimento.

Relatório de Extrato de Conta Corrente  Admin

  • Extrato conta corrente cliente sintético uma linha por cliente que tiver movimento no período linha SALDO INICIAL, CRED, DEB, SALDO FINAL por intervalo de datas

Relatório de Venda de Produtos  Admin

  • Acrescentado o número de pesagens nos produtos por kilo, assim como já acontecia no venda parcial.
  • Foi incluido o filtro por setores

Relatório de Venda por Eventos  Admin

  • Colocada coluna com o valor do ingresso pago, por evento.

Relatórios de Fechamento  Admin

  • Criada coluna específica para mostrar o valor de ingresso nos relatórios de fechamento por operadores analítico e sintético.

Relatórios de Telentregas  Admin

  • Relatório de Telentrega foi alterado para Venda Diária Telentrega e foi modificado este lay-out para ficar extremamente parecido com o relatório de Venda Diária
  • Novo relatório de entregas por Área / Bairro / Clientes novos, Clientes antigos, total e taxa de repetição.
  • Novo relatório de venda de produtos para a telentrega, mostrando todos os produtos que foram vendidos na tele. Idêntico ao venda de produtos normal.

Situação de cartões  Admin

  • Quando era clicado em históricos, consultando um período fechado, uma mensagem de acess violation era disparada.

Telentrega  Admin

  • Taxa da telentrega também está ligada ao cadastro de bairros/cidades, quando o sistema está configurado para aceitar somente bairros e cidades cadastradas. De outra forma permanece livre.

Venda Parcial  Admin

  • Períodos com eventos com consumo automático em cartões que abrem automaticamente estavam contando na venda parcial, mesmo quando não abertos.

CMV  Admin, Bank

  • Criado um campo no cadastro de Plano de Conta: “Esta conta entra no CMV” e o padrão é verdadeiro para as contas que estão com a opção “Entram no estoque” marcada. O relatório da venda diária tems os valores influenciados e alterados quando estas opções são marcadas/desmarcadas.

Desaparecidos  Admin, Control

  • Foi colocado um histórico nos cartões “desaparecidos” e quando o cartão for incluído com valor e reaparecer, mostrar o valor pendente / data / etc.

Manutenção do cadastro de clientes  Admin, Control

  • ok – taxa também ligada ao cadastro de bairros (somente se for idêntico) DISCUTIR

PAF  Admin, Control

  • Criado um assistente de configuração do PAF para instalações novas, onde nenhuma impressora fiscal foi encontrada ainda. O sistema simplesmente não entra até que o assistente tenha sido concluído e, pelo menos, uma impressora fiscal tenha sido cadastrada. Os dados podem ser pegos diretamente da impressora e, neste caso, ela já é definida para o computador com os valores de GT gravados em arquivos criptografados.
  • Arquivos do PAF (registro de redução Z) estão sendo na área de dados no servidor e não mais nas estações. Assim passam a fazer parte das rotinas de backup.
  • Após a mensagen de redução z pendente (com mensagem de totalizadores parciais em azul). Se dissesse que desejava executar a redução Z, o sistema voltava pra mesma mensagem de redução Z pendente. Se dissesse que não ele terminava o processo normalmente, mas não gravava alguns arquivos nas impressoras Bematech.
  • Algumas contas apresentavam erro de GT quando na conta anterior havia desconto e acréscimo na mesma mesa.
  • Subtotal das contas não estava sendo impresso.
  • Pequenos erros devidos a comportamentos completamente diferentes entre impressoras Bematech e Daruma.
  • Todos os arquivos internos do PAF tiveram que sofrer alteração porque em impressoras mais antigas,o número de coo, ccf não cabiam nos campos destinados a eles.
  • Arquivos internos do PAF que tinha COO, CCF, CRZ, CRO tiveram que sofrer alteração porque estes campos eram pequenos para guardar números maiores que 32.767 (2 bytes, smallint).
  • O arquivo PAF_ECF teve sua estrutura modificada pois tinha o tamanho 15 para guardar o Serial e as novas impressoras Bematech retornam 20 caracteres.
  • Cortesias total apresentava erro em impressoras Daruma após atualização de DLL.
  • Produtos cancelados com o valor zero apresentavam erro de gravação do PAF.
  • Sempre que uma impressora é cadastrada buscando os dados automaticamente, ela é imediatamente definida para trabalhar na estação, sem necessidade de executar este passo no Admin.

Cadastro de clientes  Admin, Events

  • Mostrava mensagem de erro e fechava o sistema se o código do cliente fosse alterado para um código já existente
  • Quando recebimentos eram cadastrados uma mensagem de erro sem efeito algum era exibida na abertura da janela.

Atualização automática  Config

  • A atualização estava baixando todas as versões encontradas no site. Somente a última deve ser baixada.

Configurações  Config

  • Corrigido problema nas configurações de atalhos dos palms/android que mostrava os produtos em ordem alfabética mas procurava somente por códigos.
  • Retiradas as opções:
  • [-] Permitir cancelamentos no control
  • [-] Senha para autorizar/cancelar (substituída por usuário e senha dentro das próprias janelas que exigem, de acordo com o nível do usuário)
  • [-] Retirada a opção de pesquisa pelo código extendido. Agora por padrão sempre é procurado o código do produto pelo código normal e pelo extendido, sem necessidade de configuração.
  • Acresentadas as opções:
  • [+] Pesquisar clientes com digital que foram cadastrados nos últimos xxx dias

Atualizações  Config, Update

  • Quando o uma atualização era feita via pen-drive, os executáveis do bitbar podiam ser infectados por vírus e, consequentemente, infectar outros computadores em instalações posteriores.. Agora este risco está diminuído pois os arquivos são copiados para o HD do cliente. Além disto se uma atualização é cancelado, o backup não é mais disparado.
  • Atualização não estava baixando todos arquivos do BitBar Android. Também foi revisado e atualizado o código de atualizações para padrões mais modernos e acrescentado biblioteca para fazer a leitura de códigos de barras.

Acerto de promotores  Control

  • Estava considerando cartões com cortesia e descontos para efeito de cálculo.

Cancelamento  Control

  • Cancelamentos de serviços e produtos no Control passaram a pedir usuário se senha de pessoas autorizadas no Admin. Se o usuário do Control possui autorização no Admin, nenhuma autorização é necessária.
  • Cancelamento de serviço passou a ter comportamento idêntica a cancelamento de produtos. Somente quem tem autorização (Admin) pode fazer e existe relatório específico para acompanhamento.
  • Motivo de cancelamento não era gravado se fosse um estorno de venda de balcão. Consequentemente não aparecia nos relatórios.

Chapelaria  Control

  • Modificado layout da chapelaria para ficar mais intuitivo e definida posição fixa para a janela, assim como checkin e checkout.

Checkin  Control

  • Estabelecimentos com muitos clientes com digital cadastrada (em torno de 50.000) ficavam muito lentos na inicialização do check-in e na procura de digitais. Algo em torno de 4 segundos. Este tempo é considerado muito elevado para uma operação de check-in. Por isto foi criada uma chave de configuração no Config onde somente são pesquisados clientes que frequentaram o estabelecimento nos últiomos 120 dias. Esta chave pode ser alterada.
  • Verificação mais apurada para ver se o documento informado tem um número mínimo de dígitos, evitando que o usuário coloque qualquer número acidentalmente.
  • Criada nova forma de pegar imagem dos clientes no checkin. Agora tudo é executado em outra janela, trazendo a imagem do cliente na maior definição da webcam instalada, facilitando o enquadramento da imagem.
  • Modificado lay-out e aumentado a fonte e logotipo para apresentar situações de erro.
  • Quando um cliente era inserido em mais de uma lista de convidados, somente a primeira era mostrada. Agora todos são mostrados, e ao lado o evento é informado.

Checkout  Control

  • Quando o cliente é identificado, antes do pagamento é sinalizado se o cliente tem conta corrente.
  • Na troca de eventos, os convênios não estavam trocando os produtos corretamente, sob algumas circustâncias.

Comandas  Control

  • Corrigido problema na janela de comandas, que quando um produto inválido, por qualquer razão, era comandado. O sistema ficava com um comportamente que gerava dúvida ao atendente. Para ele entender ele geralmente cancelava (escape) a operação, perdendo tempo desnecessariamente.
  • Corrigido problema que permitia que um produto fosse comandado fora do horário permitido. Agora o horário é atualizado antes de enviar a comanda e todos os produtos são verificados novamente, para evitar fraudes.
  • Corrigido problema que causava erro de violação de acesso, sob algumas circustâncias.Quando definida uma conta corrente para a conta, aparece o número da comanda e nome da pessoa na impressão da comanda, ao invés de aparecer apenas o nome do cliente
  • As Alterações feitas no balcão (touch screen) foram portadas para a tela de comandas também.

Estorno  Control

  • Cartões fechados com mais de um não conseguia estornar (depois de fechado).

Log de Alterações  Control

  • As mensagens de computadores da operção passaram a ser gravadas em log para futurazs auditorias. Alguns garçons estavam fazendo pedidos via mensagens ou utilizando-as para propósitos fora do trabalho.

Mesas  Control

  • Criado campo mesa original para comandas em mesas. Corrige o erro de quando era movida uma mesa normal para uma mesa viagem e depois para outra viagem, o sistema permitia cancelar o serviço sem justificar.
  • Quando tirava uma conferência de mesas e o usuário utilizasse o teclado (com uma seguência específica) durante a impressão, um erro aparecia e impedia que novas mesas fosse fechadas até o sistema ser reiniciado.
  • Conferência de mesas passaram a apresentar valores de descontos e acréscimos separadamente para não confundir os clientes. Diferente do que acontece no fechamento de mesas na impressora fiscal, onde isto é impossível devido a limitações dos equipamentos.

Pagamentos de despesas  Control

  • Os pagamentos só podem visualizar contas a pagar que são permitidas de serem lançadas, diferentemente de como estava ocorrendo.

Planilha de fechamento  Control

  • O operador passou a poder imprimir os valores físicos só com o fundo de caixa, os valores físicos e espaço para para assinar. Os valores de venda não são informados.
  • Estava mostrando os valores de ingresso e pré-pago (quando existiam) para o usuário sem permissão.

Simulador  Control

  • Produtos comandados via simulador não estavam definindo o setor de origem, prejudicando alguns relatórios.
  • Não interpretava corretamente alguns códigos de barras com peso, gerados por balanças pesadoras.
  • Passou a poder cancelar produtos, nos mesmos moldes de segurança de mesas e telentrega.

Telentrega  Control

  • Remodelação total da tela do cadastro de clientes, para ficar mais fácil a navegação entre campos e poder ter mais dados, como data de aniersário, email, etc.
  • Número do endereço passou a ficar fora complemento, para obter uma ordem numéria em alguns relatórios. Ajuda muito em campanhas publicitárias entregues por motoboys. Quando as etiquetas são impressas, elas saem corretamente em ordem crescente.
  • Checagem da data de entrega diferente da atual não faz mais a pergunta
  • Modificado lay-out para facilitar teles com entregas programadas.

Reservas  Events

  • Reformulada totalmente a janela de Eventos e Reservas de maneira que ficou única para ambos
  • Trocados telefones por gridefone
  • Aumentada a tela
  • Criado método de vizualização do mês
  • Retirado DDD
  • Retirar tabelas (e abas) de servicos, produtos, contratos
  • Observaçoses em hint nas mesas (ao invés de livre mostrar alguma informação)

Android  Palm OS

  • Trocado o nome de Mesa/Pessoas para Cartão / Mesa quando trabalhando no modo Cartões
  • Adicionada opção para ler o código de barras via câmera fotográfica.
  • Melhorada a interface do teclado. Quando o teclado numérico bitbar está ativo e somente números são aceitos o teclado virtual não aparece mais.
  • Nas jabelas de busca o teclado virtual passou a aparecer aberto automaticamente.
  • Diversos pequenos problemas sem importância e pequenas modificações de lay-out forma feitos.

Entradas de notas  Supply

  • Pegando uma ordem de compra com quantidade 12,04 e valor total 108,24. O total da OC ficava em 108.23 e a na entrada da nota, ficava um erro de 0,01 centavo.

Entradas/Saídas/Ajustes/Requisições/etc  Supply

  • Duploclick no gride onde aparecem itens vai para o cadastro de itens, abrindo o item selecionado.

Itens  Supply

  • Colocada observações nos itens, que ajudam principalmente a estabelecer processos e/ou padrões na hora da compra.

Ordens de Compra  Supply

  • Aumentado o tamanho do campo observações nas ordens de compra.

Relatório de Bonificações  Supply

  • Criado novo relatório.

Relatório de Markup de Produtos  Supply

  • Não estava filtrando filtrando com as opções disponíveis. Além disto foi acrescentado o filtro por grupos e a ordem passou para “curva abc”

Empresas  Supply, Bank

  • Aumentado o tamanho do campo razão social.
  • Aumentado o campo de contatos.
  • Modificado levemente o lay-out para ficar mais intuitivo.

Plano de Contas  Supply, Bank

  • Quando alterada uma conta do plano de contas, as notas de entrada não estavam sendo alteradas em algumas circustâncias.

Firewall  Update

  • Abria o firewall do windows para o BitBar Receive somente pra a rede privada. Tinha que abrir para todas as redes.

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