Versão 2.58 – PAF & Android

Após quatro meses desde o lançamento da última atualização majoritária, temos orgulho de apresentar a versão 2.58, já com suporte ao PAF. O Programa de Aplicativo Fiscal nada mais é que um conjunto de regras definidas pelo governo, que o sistema deve seguir. Foi um pouco demorado e difícil para fazermos, pois além de atender às exigências fiscais, temos como objetivo sempre melhorar o sistema em todas as àreas. Por isto, durante todo o ano trabalhamos com duas versões em desenvolvimento paralelo. Muitas vezes as alterações eram tão profundas na versão antiga, que tinham que ser feitas à mão novamente na nova, pois o sistema de controle de versões não conseguia fazer o trabalho de maneira adequada. Para que tem dúvidas: O que é PAF em 10 passos e a publicação da homologação do BitBar, no diário oficial no site da união.

 

Outra grande novidade nesta versão também vinha sendo criada silenciosamente desde o ano passado: O BitBar Android. Em linhas gerais, Android é uma plataforma de desenvolvimento para telefones móveis da Google. Desde a chegada do iPhone, o mercado ficou extremamente agitado e houve grande evolução em dispositivos portáteis. Nós esperamos um pouco para nos posicionarmos para termos certeza em qual direção as grandes empresas do ramo estavam indo. Sem sombra de dúvidas acertamos. Até o final do ano mais de 20 aparelhos serão lançados por Motorola, Samsung, LG, HTC, Sony, Acer, Dell, etc. Os preços estão simplesmente despencando e já é possível comprar os aparelhos da primeira geração por menos de mil reais. O BitBar Android já está funcionando, está muito rápido, intuitivo e tem um enorme potencial de crescimento, pois a plataforma de desenvolvimento permite isto.

E por último, a primeira telentrega via internet integrada ao BitBar foi lançada pelo Sushi Drive. É uma ferramenta desenvolvida por terceiros que apenas comunica-se com o BitBar para enviar os pedidos e receber seus respectivos retornos. Está funcionando muito bem e o site está muito bonito e bem acabado. Assim que tiver um período maior funcionamento e ajustes da versão inicial, vamos disponibilizar o contato do pessoal que desenvolveu, bem como um post tratando somente deste assunto tão interessante.

Importante: Mesmo esta homologação do PAF sendo válida para todo País, ainda temos que nos credenciar junto às Secretarias de Fazenda dos Estados. Este processo é um pouco demorado devido à quantidade de documentos que temos que reunir e às variantes de cada Estado. Verifique com seu contador as datas limites para você implantar o PAF e agende a sua instalação. Lembrando que esta atualização não pode ser executada de forma automática como todos estão acostumados. Por exigências do fisco, a instalação do PAF deve ser feita por um representante da BitBar. Não deixe pra última hora pois as multas podem ser pesadas.

Segue abaixo a lista com todas alterações contidas nesta versão:

Alterações do comportamento do Windows   Todos os módulos

  • Desabilitado o Controle de contas de usuários do Win Vista e do Win7 automaticamente. Causa muito suporte pois o sistema não consegue atualizar-se automaticamente. Usuário avançados podem reativá-lo, se desejado.
  • Desabilitada opção de auto-executar, do Windows, para dispositivos móveis como pen-drives. Isto estava gerando contaminações por vírus em velocidades inacreditáveis. Mesmo que o usuário ative este recurso, ele será desativado novamente tão logo o usuário entre no BitBar.

Bibliotecas de terceiros (DLLs)   Todos os módulos

  • [+] Incluídas as bibliotecas de terceiros: BemaMFD.dll, BemaMFD2.dll, libeay32.dll, ssleay32.dll sqlite3.dll
  • [+] Atualizadas as bibliotecas de terceiros: Bemafi32.dll, Daruma32.dll
  • [-] Removidas as bibliotecas de terceiros: DLLG2.dll

Elevado consumo de recursos   Todos os módulos

  • Corrigido um método de criação de formulários que poderia deixar o sistema consumindo muitos recursos e não liberando-os, em janelas que eram executadas centenas de vezes durante o dia, sem serem fechadas, como comandas e mesas. Como efeito colateral uma janela poderia demorar muito para ser fechada também.

Melhorias no instalador   Todos os módulos

  • Instalar o sistema está muito mais fácil e intuitivo. Alguns arquivos de configuração são preenchidos pelo instalador, sem necessidade de intervenções do usuário após o término da instalação. Agora o sistema tem um Assistente que conduz durante o processo de instalação do servidor e outro assistente para finalizar a instalação e cadastrar usuário administrador, registrar o software e cadastrar as impressoras fiscais.

Proteção contra pirataria   Todos os módulos

  • A lista com as máquinas conectadas que dispararam a proteção eram apagadas após a mensagem ser mostrada. Se o usuário não gerasse novo registro naquele momento, corria o risco de quando fosse gerar um novo registro, serem mostrados menos computadores que realmente tinham sido utilizados. Isto estava gerando confusão. Agora a lista só é apagada após o novo registro ser gerado.
  • Em alguns casos específicos, uma chave antiga poderia ser digitada.

Suporte remoto   Todos os módulos

  • Trocado o protocolo para obter suporte remoto de ftp para http. Isto faz com que troca de senhas do servidor ftp não afetem mais o suporte remoto bem como eventuais bloqueios de protocolos por parte de provedores.

Cadastro de Grupos  Admin

  • Eram cadastrados grupos de touchscreen também, quando os grupos de produtos eram cadastrados. Isto era útil no início do cadastro, porém depois deixava o touchscreen muito distorcido.

Cadastro de Mesas  Admin

  • O cadastro de mesas para viagem não funcionava corretamente se somente as mesas para viagem fossem alteradas

Eventos  Admin

  • Cada novo evento é criado com o limite de R$ 300,00. Só é válido para cartões. Mesas não criam mais limites. Resolvemos colocar um limite padrão, pois o usuário sempre esquecia de colocar e acabava gerando problemas posteriormente. Pode ser alterado a qualquer momento.

Fechamento  Admin

  • Envio de relatórios não mostrava subtítulo e quando era o último dia do mês mostrava o mês posterior e não o atual, em períodos que avançavam até depois da meia-noite.

Períodos  Admin

  • Quando um evento era associado a um período, o evento não trazia a faixa automática de cartões se não fosse criando um período novo. Agora ele faz a a qualquer momento.
  • Abertura dava erro quando o usuário clicava na seleção de períodos sem que nenhum período fosse selecionada.

Planilha de fechamento  Admin

  • Criada a opção de juntar operadores mesmo com o período fechado. Esta opção não tem volta e deve ser executada com extremo cuidado.
  • Quando planilha de fechamento de dias anteriores era alterada, ela poderia afetar o status dos operadores no período atual.
  • Quando um período é forçado via Config os status dos usuários ficam de acordo com a planilha de fechamento do dia. Se um usuário está com status aberto na planilha o status dele será aberto também no período.

Relatório de Entregas por Entregador  Admin

  • Criado relatório de Entregas por Entregador Sintético.

Relatório de Venda de Produtos  Admin

  • Produtos automáticos da tabela de preços estavam aparecendo nos relatórios de venda de produtos erroneamente.

Relatório Venda por Atendentes  Admin

  • Relatórios de venda por atendentes gerava erro quando um atendente tinha o nome com mais de 15 caracteres. Passou a acontecer quando os caixas passaram a ser considerados atendentes também.

Transferência entre cartões  Admin

  • Foi colocado diretamente no menu do Admin, assim como já existia na janela “situação de cartões”

Troca data do período  Admin

  • Troca de período não trocava corretamente os lançamentos financeiros feitos via Control e apresentava erro que encerrava o sistema quando mais de um período era trocado em sequência.

Venda parcial  Admin

  • Tinha problemas com produtos que pertenciam à tabelas de preços.
  • Gráfico de mesas estava mostrando o valor total mais as abertas foi trocado para (total-abertas) e abertas.
  • Foi incluída legenda no gráfico da aba de valores.
  • Pequenas modificações estéticas.
  • Incluído o número de pesagens nos produtos por KG. Os produtos devem ser do tipo kilo para que sejam mostrados.

Cartão desaparecido  Admin, Control

  • Corrigida a mensagem de cartão desaparecido. Em alguns lugares a mensagem aparecia repetidamente e depois era mostrada uma mensagem de cartão aberto. Agora somente a mensagem de cartão perdido é mostrada.

Busca  Bank

  • Corrigido problema na noma de valores quando comente um lançamento estava selecionado.

Configurações  Config

  • [-] Retirada a opção “extrato em impressora não fiscal”
  • [-] Retirada opção “exige cep”
  • [-] Retiradas as opções relacionadas a serviço (nunca imprimir, descrição, alíquota, como acréscimo, etc)
  • [-] Retirada opção de “nunca registrar taxa de tele”
  • [-] Retirada opção “emular impressora restaurante”
  • [-] Retirada opção “gera arquivo sintegra”
  • :-) Todas as opções que foram acrescentadas ou retiradas foram para adequação ao PAF e não serão modificadas.

Acerto de Promotores  Control

  • Estava aparecendo para todos os níveis de usuário. Agora apenas para nivel 1,2 e 3.

Assistente de Configurações  Control

  • Colocada opção no assistente de configurações para definir a velocidade das balanças. Desta maneira não é mais necessário configurar a balança para trabalhar na velocidade do sistema e sim o sistema para trabalhar na mesma velocidade da balança.
  • A impressora da telentrega está aceitando impressoras fiscais também.
  • Estão sendo considerados como setores os lay-outs de mesa sempre que um setor é exigido para fins de redirecionamento ou configuração.
  • A opção “Enviar somente um pedido por cartão” pode ser informado um atendente padrão. Se isto for feito de comandas manterá o foco nos produtos. Muito útil em bares de casas noturnas com couchscreen e leitor de código de barras, onde a velocidade é vital.

Balanças  Control

  • Corrigido o código para pegar o peso de balanças filizola, que já existia, porém não havia sido testado ainda.
  • Em algumas situações específicas, as pesagens estavam duplicando quando o usuário pesava duas vezes. Este bug foi introduzido e consertado em dois dias em um cliente somente.

Balcão  Control

  • Atalhos do touchscreen não estavam ordenando corretamente para mais de um grupo.
  • Criada tecla de atalho para “levar”
  • Corrigidos vários pequenos problemas como velocidade, piscadas e cores ligeiramente fora do tom.
  • Quando tinha período forçado não funcionava em algumas situações.
  • Balcão ao teclar em entar após o último produto ser colocado está colocando o foco em identificação, exatamente como acontecia na janela antiga do balcão.

Chapelaria  Control

  • Está mostrando o número total de casacos no momento.

Checkin  Control

  • Não era permitido fazer checkin de um cartão com evento marcado para abertura automática.
  • Melhoria no visual, com novas imagens.
  • Cores distintas e contornos dos espaços dos dados do cartão na mesma cor para facilitar a identificação e destacar masculino e feminino.
  • Quando digitava um documento o sistema setava o sexo para o default do cad de clientes, agora ele traz como default o do cadastro, mas permite gravar o escolhido.
  • Estava cadastrando clientes sem documento. Somente serão cadastrados clientes com documento ou com impressão biométrica.
  • Colocado o campo tipo para o cadastro de clientes.
  • Somente os clientes com cadastrados com digital nos últimos 120 dias são considerados na pesquisa. A rotina com mais de 50000 cliente com digital se mostrou muito demorada. Os dias podem ser alterados no Config.
  • Duração não estava funcionando corretamente em eventos novos no checkin.

Checkout  Control

  • Melhoria no visual, com novas imagens.
  • Não estava mostrando o valor da diferença de consumação, quando havia.
  • Criada a possibilidade de consulta a cartão mesmo após o fechamento de dentro do próprio checkout
  • Corrigida e melhorada a mensagem que perguntava ao usuário se ele queria transformar o buffet a quilo em buffet livre. Ela poderia mostrar o produto errado.
  • A opção de nunca somar produtos no checkout e produtos a quilo (quando assim desejado) não estavam mostrando separados nem no checkout nem no cupom fiscal.
  • Etiquetas de peso de balanças não estavam funcionando para cartões.

Comandar  Control

  • É permitida abrir a janela de dividir (somente para cartões) mesmo quando o Control estiver configurado para enviar somente um pedido por cartão.
  • Resolvido problema no touchscreen de mesas, onde em algumas situações comandava, abria a mesa mas não gravava e não imprimia (perdia o pedido, mas abria a mesa)
  • Quando um produto é comandado em uma mesa previamente definida como “viagem”, aparece no topo da comanda, em destaque a indicação: “L E V A R”, tal qual já existia em balcão.
  • Não é mais exibida a opção de “/” dividir em comandas de mesas
  • Quando o foco do cursor está em “obs” a tecla “/” não abre a janela de dividir, mas digita a tecla, sem confundir o usuário.

Conferência de mesas  Control

  • Melhorada mensagem de conferência de mesas e cartões de consumação. Retirados acentos e unificadas rotinas para melhor manutenção do código.

Conta Corrente  Control

  • Os caixas, por padrão, não podem mais cadastrar contas correntes. Esta opção deve ser habilitada no Config.
  • Agora é possível transformar um cliente já existente em conta corrente.
  • Quando um dependente fazia uma compra o histórico ficava com o nome do titular. Agora fica com o nome do dependente.

Dividir  Control

  • Não aceita mais de um lançamento do mesmo cartão.
  • Bloqueia os cartões ao digitar.
  • Verifica se todos os cartões podem receber os produto, fazendo todos os tipos de consistência como se o cartão ultrapassou o limite, se está aberto, fechado, perdido, etc.

Gaveta  Control

  • Abertura de gaveta na impressora fiscal dava mensagem falha de comunicação se algo estivesse errado, confundindo o usuário. Agora, simplesmente não abre, sem mensagem.

Impressoras Fiscais  Control

  • Venda com desconto em impressoras Bematech não está mostrando o desconto na impressora no TEF
  • Venda com desconto em impressoras Daruma está dando erro de sequência no TEF
  • Guilhotina não estava funcionando para impressoras Daruma
  • Leitura da memória fiscal da Bematech estava dando: parâmetro inválido na funcão

Mesas  Control

  • Quando a tela de comandar estava aberta, a situação das mesas não era atualizada até que um pedido fosse feito. Isto ocasionava um efeito desagradável quando o terminal não era muito utilizado. Agora é atualizado a cada 15 segundos, mesmo com a janela de comandar aberta.
  • Em algumas situações era possível excluir um pedido se ele fosse lançado diretamente pelo caixa, mesmo se já tivesse sido tirado extrato.
  • Quando um produto é lançado em uma mesa via fechamento de mesas e ela está em pagamento ela reabre automaticamente, com o mesmo comportamento de cancelamentos.
  • Não estava pedindo justificativa de cancelamento de serviço em mesas.
  • Corrigida justificativa para retirar serviço em vendas por mesas, que era requerida quando não era necessária
  • Códigos de barra estão funcionando também em mesas, tal qual já funcionavam em balcão e cartões.

Pagamento  Control

  • Melhoria no visual, com novas imagens.

Relatório de Pânico  Control

  • Criado um relatório de pânico, para falta de energia, por exemplo. Imprime apenas Cartão ou Mesa+Pessoas / Valor Total da Conta. Aprenda a utilizar este recurso antecipadamente e não deixe para tentar aprender na hora em que você já estiver em pânico. :-)

Telentrega  Control

  • Melhorada a comanda da telentrega. Está com alguns campos destacados e com as informações mais bem distribuídas.
  • Comandas de telentrega estavam imprimindo os erroneamente os “kits” quando o s produtos trabalhavam com tabelas de preços.
  • Taxa de telentrega com porcentagem não estava calculando as casas decimais corretamente.
  • Se não existe internet, o sistema não procura mais o cep quando o cep não foi preenchido via internet. Isto estava causando uma demora na hora do cadastro onde a estação não tinha acesso à internet.
  • Corrigido problema que dispara mensagem de erro “tele não está em modo de edição ou inserção” quando um pedido era cancelado sob algumas circunstâncias específicas.

Recibo de Pagamento  Control, Bank

  • A impressão de recibos não esta gravando a impressora a última impressora escolhida.

Diversos  Receive

  • Se uma impressora estivesse inalcançável (fora do ar) para o receive, ele informava uma mensagem de erro antes de gravar. Isto fazia com que o pedido não fosse gravado até que alguém fechasse a janela de informação e o palm recebia a informação que já havia sido gravado.
  • Palm não estava consultando produtos bloqueados por horário ou qualquer outro motivo e não esta consultando limite também.
  • Impressão de extrato via palm não exibia mesas nem o número de todos os cartões.
  • Quando uma mensagem era enviada do palm e a impressora destino estava off-line, o receive parava de funcionar para mostrar uma mensagem de aviso. Esta mensagem deve aparecer somente nos logs.
  • Resolvido problema de incompatibilidade de portas entre a versão dos palms e a nova plataforma Android.
  • Criado controle de múltiplas pistas num mesmo cartão de consumação para boliches da Imply.

Ordens de compra  Supply

  • Permitida quantidade zero, somente para lembrar ao usuário que tem que ser comprado, mas não tem quantidade definida ainda.

Subprodutos  Supply

  • Criado recurso de copiar e colar para os subprodutos.

Registro  Supply, Events, Bank

  • O clique na mensagem para gerar novo registro só funcionava no Admin. Nos outros módulos não estava funcionando.

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